Procure uma crítica

4.7.10

Crítica: A Saga Crepúsculo: Eclipse


A SAGA CREPÚSCULO: ECLIPSE
The Twilight Saga: Eclipse

EUA , 2010 - 124 min.
Aventura / Fantasia / Romance


Direção: 
David Slade

Roteiro: 
Melissa Rosenberg


Elenco: 
Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Billy Burke, Ashley Greene, Dakota Fanning

Em menos de 1 ano, mais um filme da "Saga Crepúsculo" chega aos cinemas. E com David Slade na direção, a franquia resolveu alguns de seus problemas, porém, alguns permanecem intactos. Contudo, melhor filme da saga até aqui. O que, de fato, não quer dizer muita coisa.

Na continuação, Edward se convence que seu lugar é ao lado de Bella e propõe casamento a garota e também transformar-lá em vampira. Mas acontecimentos estranhos pela redondeza começam a trilhar um mistério de que algo ruim está para acontecer. Com tantas decisões a serem tomadas, Bella continua indecisa sobre seus sentimentos em relação a Jacob e de nada ajuda seu pai incentivar sua amizade com ele. Quando descobre a chegada de um novo clã de vampiros recém formados, os Cullen precisarão conter os estragos do novo grupo para impedir a chegada dos Volturi, o clã de mestres vampiros.

Percebe-se a diferença entre Eclipse e os outros longas da franquia desde seu início. Da reformulação da fotografia até os efeitos especiais, o longa de Slade é superior. Chega daquele pó de arroz horripilante e artificial no rosto de Edward, que está sendo trocado por uma maquiagem mais natural e sútil. O mesmo pode se dizer das lentes de contato vermelhas dos Volturi, os efeitos especiais dos lobos, as corridas dos vampiros... Os diálogos fluem melhores. 

Percebemos aqui que David Slade fez tudo o que pôde para mudar muito dos pontos técnicos negativos da franquia, mas nota-se que algo não mudou em nada: o roteiro fraco. O roteiro de Melissa Rosenberg definitivamente não passa da pretensão de criar-se "mais um". Aqui, sente-se o dedo dos produtores executivos sendo mexidos. "O filme não pode ter uma história boa, tem que fluir apenas para situações em que as adolescentes esperam ver ao assistir o filme, dois homens bonitos brigando por uma garota comum''. E acredite, algumas situações constrangedoras, que fazem os personagens viverem aquilo apenas para saciar esta ininterrupta e progressiva compulsão das adolescentes (e novamente funcionou, pela inquietante reação das garotas dentro da sala de projeção).

Infelizmente (ou não), o problema desta vez não é a direção. Pelo contrário, Slade tentou de tudo para mudar o que pôde para aprimorar a franquia, mas não obteve tanto sucesso. Soube que David chegou a gravar 120 vezes o mesmo "take" de uma cena para tentar obter atuações melhores do limitado trio, claro que, considerando que a explosão de dinheiro que a franquia faz, em conseqUência apenas dos rostos e corpos deles, pouca coisa foi alterada. Os diálogos fluem melhores. Robert Pattison está começando a diminuir o rosto sofrido e o mesmo pode se dizer de Kristen Stewart que conteve a expressão de ''inalterável'', mas nada tão positivo. Ele continua dizendo frases que nenhum homem no planeta Terra falaria e ela continua parecendo uma boneca de pano sem expressão. Já Taylor Lautner continua sem camisa até mesmo na neve. E aqui, mais um dedo dos produtores executivos.

No que David Slade pôde mudar, melhorou e muito. A ação finalmente está convincente, não apenas pelo melhor aperfeiçoamento dos efeitos especiais, mas sim as formas de como as coisas foram feitas e executadas, com mais ferocidade e "takes" mais violentos, deixaram os lobos e os vampiros realmente ameaçadores, algo fatal nos filmes anteriores.

O que de resumo podemos obter, é saber que mesmo que a franquia receba um ótimo diretor, o gosto das garotas estará sempre falando mais alto para os produtores executivos. O que resta saber é: você acha que o material apresentado é digno para assistir a continuação, ou pára por aqui?

Nota: 7,5

10 comentários:

  1. realmente essa saga é um lixo, cada dia me convenço maissss

    ResponderExcluir
  2. Tem que continuaaa foi muitooo bomm bom não foi otimooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. andressa kethelen5 de julho de 2010 14:31

    DEMAIS CARA!!! O MELHOR DE TODOS ;)
    IDIOTA quem fala mal e da menos de 7,0
    MUITO perfeito nada a reclamar *-------------------------------------------------------------------*

    ResponderExcluir
  4. Todos os comentários são muito bem vindos, desde que palavras de baixo calão fiquem de fora do mesmo. TODOS os comentários são aceitos desde sigam esta condição. A opinião de todos são respeitadas e servem como incentivo e crítica ao nosso trabalho. Obrigado

    Derek Klein

    ResponderExcluir
  5. Acabei de voltar do cinema. LINDO, OTIMO, MARAVILHOSOOO
    QUE VENHA AMANHECERRRRR

    ResponderExcluir
  6. Achei o melhor da saga.
    agora espero por amanhecer
    Que venha logo............

    ResponderExcluir
  7. Vcs acha q o filme era pra ser perfeito ?
    nada e perfeito , se vcs nao gosta
    e so fala agora vem falando os defeitos cade
    as coisas boa do filme ?

    ResponderExcluir
  8. Eu não consigo acompanhar a saga. Geralmente, quando algo faz sucesso e eu sei que não vou gostar, tento acompanhar da mesma maneira, mas com essa saga fica complicado. O primeiro filme, fiquei 16 minutos dentro da sala e eu deveria estar com os olhos tão aguçado que vi uns 300 defeitos e sai da sala. Atitude meio instintiva, eu sei, mas não consigo dar a chance devida ao filme. Quem sabe um dia!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Eu sou uma grande admiradora da saga li os livros e tudo mas concordo plenamente com o que vc disse aí é exatamente o que eu penso apesar de ser uma adolescente e gostar de gritar pelos atores mas tudo o que vc disse esta corretissimo!
    Só gostaria de acrescentar que como admiradora de roteiros (minha grande admiração) o roteiro da Saga é um lixo um horror eu diria e acho q nao melhorou ainda!
    Mas sempre se tem a esperança de que na proxima melhore!
    Concordo tambem que a direção do Slade ta otima a melhor ele colocou mais ação na Saga
    Acho que merece sim uma continuação pra ver se evolui mas um pouco nos proximos filmes

    ResponderExcluir
  10. Falou bem. Realmente o diretor conseguiu fazer com que o filme evoluisse em comparação aos dois primeiro. O li todos os livros da Saga e mesmo tendo gostado dos filmes eles ainda não conseguiram capturar o que o livro nos faz sentir. Mesmo assim, espero para ver o próximo filme.

    ResponderExcluir

(Comentários de baixo calão serão moderados e excluídos)