Procure uma crítica

28.7.10

Crítica: Predadores

PREDADORES
Predators

EUA, 2010 - 107 min.
Ação

Direção:
Nimród Antal

Roteiro:

Alex Litvak, Michael Finch, Jim Thomas, John Thomas

Elenco:
Adrien Brody, Alice Braga, Topher Grace, Oleg Taktarov, Walton Goggins, Louis Ozawa Changchien, Laurence Fishburne, Danny Trejo, Mahershalalhashbaz Ali

Depois do bem mediano Alien VS Predador e do catastrófico Alien VS Predador 2, já era hora de alguém perceber que as duas franquias precisavam de uma recauchutada. A primeira a receber esta remodelagem é Predadores. Projeto que Robert Rodriguez decidiu encarar como produtor e passar a direção para Nimród Antal. O resultado é super agradável e felizmente traz toda a asquerosidade e repugnância de voltas as criaturas mais horrendas que o cinema já criou.

A trama é simples, um bando de mercenários caem numa terra desconhecida e tentando descobrir o porquê de estarem ali, acabam descobrindo que estão sendo caçados por criaturas alienígenas.
Parece falta de vontade de minha parte não querer detalhar a trama do filme, mas se contar mais do que mencionei acabarei contando as poucas surpresas da história. Mas olhando atentamente para Predadores, você percebe logo de cara, que Rodriguez se contenta com a produção, não apenas pelo gênero ser seu estilo, mas sim porquê a ideia do longa é mesmo tentar resgatar toda a fama monstruosa e tradicional que as criaturas denominadas "Predadores" representavam, e é claro, fazer com que o telespectador esqueça totalmente do desastre que Alien VS predador 2 foi e tentar estabelecer uma nova conexão com o público atual e os fãs da franquia. O trabalho não é fácil.

De roteiro simples e diálogos nem sempre tão bem sucedidos, Predadores delonga certo tempo do filme ao abordar um clima de tensão por algo que não se sabe o que é. O único problema desta abordagem, é que a visão descrita fica mesmo por conta dos personagens do que para os telespectadores que conhecem a criatura há várias décadas. Resta esperar então para que os tais Predadores apareçam em tela e voltem a causar a velha repugnância no público. Nisto a película se sai muito bem. Com o visual pouco modificado, as câmeras de Antal voltam a explorar as criaturas milimetricamente e os rastros de Rodriguez pelo filme trazem de volta um respeito a própria criatura.

A única inovação de Predadores fica por conta dos guarda-caças das criaturas que não trazem muita relevância a trama, mas são de agrado para o filme. A modéstia de Rodriguez em relação ao orçamento, trouxe outro ponto positivo ao longa. Sem muitos efeitos especiais e ''enfeites'', o longa mantém o realismo e não pula para a mania de computadorização gráfica de Hollywood.

Já o elenco se mantém dentro do estimado e não vai além. Adrien Brody se mostra um pouco desengonçado como o herói "Schwarzenegger" da vez, talvez devido a falta de prática mesmo, já que não é o estilo de filme que o ator costuma aparecer. A única que desbanca algo a mais, é a brasileira Alice Braga que se mostra cada vez mais adapta dentro de Hollywood e mantém um inglês excepcional. A aparição de Laurence Fishburne é rápida e pouco interfere dentro da escala do elenco.

Mesmo sem grandes sobre saltos, a franquia dos monstrengos mais assustadores do cinema volta aos eixos e mostram que voltaram para ficar. Como o próprio Rodriguez disse na Comic Con deste ano: ‘‘Predadores foi para restabelecer a franquia dentro do cinema e ver se funcionava, agora vamos começar nosso trabalho”. Não duvido, seu talento é inegável.


Nota: 7,5/10

7 comentários:

  1. Péssimo filme, quase dormi no cinema! :/

    ResponderExcluir
  2. kzduardo Oliveira - 25 anos RJ31 de julho de 2010 13:50

    Cara, otima critica..
    Só que infelizmente eu achei o filme bem inferior ao 1 e 2 ,e até mesmo à AVP Requiem ( prefiro esse por causa do Wolf , que é meu predador favorito da franquia )
    Eles podiam aproveitar a chance pra criar muito armamento novo para os Super Predadores, mas desperdiçaram..Eu esperava muito mais desse filme!

    ResponderExcluir
  3. eita quero ver esse filme pois sou fã

    ResponderExcluir
  4. O filme foi bom, achei superior ao "Predador 2", q na minha opinião é o pior filme do predador. Meu preferido continua sendo o primeiro filme de "Alien Vs Predador" , pois sou fã de ambos.

    ResponderExcluir
  5. eu achei o filme otimo , nao vejo a hora de sair o 2 la pra 2013 D;

    ResponderExcluir

(Comentários de baixo calão serão moderados e excluídos)